segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Homenagem a lenda Ismael Silva !!!


         

         Bem começando mais uma semana, e essa com certeza é uma semana pra lavar a alma dos que lutam pelo reconhecimento de grandes nomes do samba.

         No sábado ISMAEL SILVA, considerado pai das escolas de samba, foi homenageado pela prefeitura do Rio de Janeiro pelos seus 105 anos de nascimento. Ismael agora é nome de praça no bairro do Estácio de Sá que também ganhou uma linda estátua do grande compositor. O autor do monumento é Otto Dumovich, que fez mais de 20 estátuas espalhadas pela cidade, de diversos músicos como Cartola, Pixinguinha, Dorival Caymmi entre outros.



         Mílton de Oliveira Ismael Silva (14 de setembro de 1905 - 14 de março de 1978), conhecido como Ismael Silva.Filho do cozinheiro Benjamim da Silva e da lavadeira Emília Corrêa Chaves, era o mais novo de um grupo de cinco irmãos.

          Diante de algumas dificuldades financeiras de sua familia, passou a viver no Estácio de Sá, tendo que se mudar de Niteroi. Aposto eu que ele como toda criança na época reclamou muito da mudança, mal sabia que ali seria o seu porto seguro.

          Aos 15 anos fez seu primeiro samba “ Já desisti”. Tendo seu primeiro samba gravado em 1925 “Me faz Carinhos”. A música promoveu a aproximação dele com grandes nomes da época, como Frascisco Alves, o Chico Viola ou o Rei da Voz. E foi ao lado de Francisco e Nilton Bastos que formou o trio Bambas do Estácio.

          O Bambas do Estacio, deu origem a um dos sambas mais bonitos e importantes da história da música, o clássico SE VOCÊ JURAR!!!

          Ismael é tambem considerado o maior parceiro de composições de Noel Rosa, ele e o poeta da vila fizeram 18 composições juntos.

          Em 1928 fundou a Deixa Falar, bloco carnavalesco que seria o precursor da primeira escola de samba da historia.

          Ismael foi condenado a cinco anos de cadeia, tendo cumprido apenas dois, sendo liberado por bom comportamento após atirar em Edu Motorneiro, um frequentador da boêmia carioca.

         Ismael Silva talvez tenha sido um dos sambista a exibir a mais alta originalidade no cenário da boêmia carioca.

          MALANDRO NATO!!!!

          Foi ele o inventor do nome "Escola de Samba" e suas composições mais conhecidas são: Me faz carinhos, Se você jurar, Antonico, Para me livrar do mal, Novo amor, Ao romper da aurora, Tristezas não pagam dívidas, Me diga o teu nome entre outras.

          Fica aqui uma singela homenagem a esse que foi um dos grandes precursores do nosso saudoso samba !!!

          Forte Abraço !!!


Salve Ismael Silva  !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário